Stack usada no blog

Gatsby + Netlify + Algolia + Netlify CMS

A criação do www.jorgemendes.com.br foi minha primeira experiência, usando Gatsby + Netlify + Netlify CMS, Algolia, e adorei.

Gatsby JS logo

Muito flexível de se programar, o resultado foi super prático. Eu gosto muito de criar listas de pontos positivos e negativos para saber se alguma tecnologia é o que eu preciso ou não.

Pois como diria um DEV experiente:

Não existe tecnologia ruim, existe a escolha errada de tecnologia para resolver um problema.

Gatsby

Pontos positivos:

  • Muito prático
  • Curva de aprendizado simplificada
  • Conceitos ja presentes na web usados
  • Boilerplate muito prático
  • Customização simples
  • Organizado

Pontos Negativos:

  • Build quebra ao encontrar erros
  • Problemas de cache

Como pode-se observar existem muitos pontos positivos e quase nenhum negativo, claro estes são pontos listados por mim, e isso pode mudar dependendo de quem for utilizar a tecnologia e para o que ela for usada.

Gatsby

Conheça o Gatsby

Algolia

Algolia é uma plataforma focada buscas, ele é extremamente performático e leve, você cria um ambiente, utiliza uma chave de acesso, envia uma amostra das buscas, configura os índices de buscas e pronto. Ele te mostra métricas, é muito simples acompanhar, e você consegue usar o plano gratuito até certo número de buscas, o painel é muito intuitivo e simples de configurar.

Algolia Painel Administrativo

Conheça o Algolia

Netlify

Netlify é uma solução maravilhosa quando se fala em uma plataforma all-in-one, que possibilita deploys continous via pipeline.

Nele é possível hospedar aplicações completas, apenas conectando um repositório de código nele, e a cada commit é dado start a um deploy subindo uma nova versão de sua aplicação, ele ainda te possibilita instalar plugins e configurar até DNS privado, para usar seu próprio domínio. O Netlify ainda te disponibiliza gratuitamente um certificado SSL, o clássico https.

Netlify

Também é uma solução que pode ser usada de maneira gratuita e possui excelente documentação.

Conheça o Netlify

Obs.: Este artigo está em criação e irá sofrer modificações.

Comments