Problemas pessoais afetam seu trabalho

Você pode acreditar que os problemas pessoais não influenciam no seu trabalho, mas na verdade é o oposto.

Recentemente um superior me chamou para conversar, e me perguntou porque o time que trabalho começou a decair em suas entregas.

problemas na vida pessoal

Naturalmente, descrevi as razões e problemas que havíamos tido, e no fim ele me perguntou se eu não havia passado por algum problema recente.

De fato eu havia, um mês atrás, mas isso não vem ao caso aqui, comuniquei que sim, havia tido um problema pessoal e que pensei, que mesmo assim, isso não tinha impactado em meu trabalho.

Mas ele me disse o seguinte:

Você pode até querer acreditar que sua vida particular não influência no seu trabalho, mas ela reflete diretamente, se algum aspecto da sua vida não vai bem, você como ser humano demonstra, ainda que indiretamente. Não somos maquinas que simplesmente conseguem separar ás áreas da nossa vida em caixas.

E isso me fez refletir, muitas vezes sofremos com a perda de um parente, com alguma conta que não sabemos como vamos pagar, com um pagamento atrasado que te faz usar um limite de crédito para que não falte nada em casa, em como você vai resolver algum problema, e nesses tempos, que até um resfriado te faz pensar no pior dos casos.

Tentamos trabalhar, tentamos ser produtivos, tentamos ser como o super H. Tentamos ser super fortes para aguentar os problemas e ainda sim, isso não é possível.

No mesmo dia dessa conversa um amigo, me perguntou porque eu não escrevia mais no blog, nesse momento parei para pensar e vi, que meu último post foi no dia 10/11/2020 - um agradecimento por ter ficado em 1º lugar no Google. E dessa maneira, vi que por ter passado por um stress muito grande, e mesmo tendo 2 rascunhos de posts, eu parei de escrever, parei de me dedicar a algo que eu gosto e é um passatempo. Dei uma esquecida de mim, por conta dos problemas da vida.

Então eu percebi, que apesar de na minha cabeça eu acreditar que meus problemas pessoais não tinham gerado impacto no meu trabalho e em outras partes da minha vida, eu estava extremamente errado.

Sinceramente admitir para mim mesmo isso foi o primeiro passo para eu perceber, que como uma parede de dominós, uma coisa acaba influenciando na outra em nossa vida.

E o que eu quero dizer, após isso tudo?

Basicamente, que não somos de ferro, e as vezes se cobrar só piora as coisas, quando não estamos bem, podemos pedir ajuda. Afinal tudo na vida passa, até os maus momentos.

Como diz a Monja Coen: na vida nada é fixo nem permanente

Comments