Nem só de Hard skills vive o DEV

Um artigo sobre a importância das soft skills sem detrimento das hard skills.

Muito se fala sobre soft skills ou hard skills, estas buzz words estão para todos os lados, quando se procura aprender sobre programação, mas de fato o que são? onde vivem? e para que servem?...hoje no G....nesse post.

O que são estas tal soft e hard skills?

Basicamente, estas nomenclaturas são jeitos claros de nos referirmos e catalogarmos habilidades (skills) que você pode ja possuir ou buscar desenvolver. Ou seja, Hard skills são habilidades técnicas, como linguagens de programação ou o manuseio de alguma ferramenta. E soft Skills são habilidades não técnicas, como saber se expressar, saber ouvir um feedback, ter empatia por colegas de equipe, aprender um novo idioma, etc...

Legal mas para que servem estas tal soft skills?

Muitos programadores buscam sempre se aperfeiçoar, mas a maioria deles só se foca em nas hard skills e esquece que somos seres humanos, e trabalhamos com outros seres humanos, ou seja, sabe mandar um e-mail explicando para o(a) seu ou sua chefe o que você desenvolveu e o processo que te levou até ai. Ou explicar para aquele companheiro de equipe não técnico o que a sua modificação irá melhorar no produto. Isso é fundamental no dia a dia de alguém que trabalhe com código por isso eu sempre digo:

Nunca se esqueça das soft skills jovem padawan...

No mundo real sempre nos deparamos com os seguintes profissionais:

  1. O profissional que é excelente em codificar, mas horrível para ensinar algo a alguém mais junior ou até explicar ou documentar o código para outra pessoa.
  2. Ou o contrário, aquele profissional que é ótimo na coordenação do projeto e em designar os trabalhos para equipe, mas que não programa tão bem assim.

Adivinhem quem irá subir para aquela posição de liderança?

Se seu palpite foi a opção número 2, você acertou, mas Jorge, se o profissional 2 não programa bem, porque ele foi promovido ao invés do profissional 1?

Simplesmente, porque as soft skills que ele possuí o tornaram um perfil mais desejado para a vaga, pois esse profissional, irá se comunicar diretamente tanto com os outros programadores, como os profissionais de produto, a gerência, pessoas de suporte, e as vezes até participar de reuniões com os donos da empresa.

Mas e o profissional que só tem Hard Skills?

Esse profissional é ótimo também, mas como sabemos, na maioria das vezes nunca vamos desenvolver algo sozinhos, e de que adianta ele saber mandar um foguete para lua e não saber trabalhar em equipe? ele nunca vai poder trabalhar sozinho mesmo. Ele pode na maioria das vezes conseguir uma posição de senior técnico, mas ainda sim, terá que aprender a se expressar direito na escrita, e a falar com pessoas técnicas e não técnicas, sendo assim não tem como fugir.

Icerberg do conhecimento

Mas então o que fazer?

Simplesmente, como essa imagem nos mostra, soft/hard skills são faces da mesma moeda que compõe um profissional, podemos aprender as duas. Iremos sempre nos focar em aprender hard skills mas aprender algumas soft skills no caminho, sejamos realistas:

Profissionais da área de tecnologia precisam estudar a vida inteira

Então termos tempo para aprender a ler e escrever no processo, a escrever um relatório, ou dar um feedback sem parecer que estamos ofendendo alguém enquanto estudamos algo técnico.

Na internet podemos aprender sobre qualquer coisa, ou até fora dela, porque adivinhem? é possível aprender fora dela.

Eu por exemplo, sempre fui um ser humano tímido, mas aprendi a me expressar bem e ser mais extrovertido fazendo teatro, aprendi a ser uma pessoa mais paciente praticando artes marciais, e aprendi inglês lendo HQ's / mangás nas horas vagas.

Em resumo desse longo post

Este é meu exemplo, ninguém precisa interpretar Romeu e Julieta na Broadway para aprender a se expressar existem canais no YouTube ou mil e uma plataformas por ai, basta querer aprender. Você pode aprender hard skills e soft skills e só tem a ganhar com isso, isso irá te tornar um profissional e ser humano melhor.

Mas Jorge, que soft skills devo tentar aprender?

Simples, é só se conhecer, pensar, eu sei trabalhar em equipe? escrever? etc... Cada ser humano é de um jeito, e como ninguém é perfeito, você e só você consegue saber o que pode melhorar.

Comments