Lições que a vida me ensionou

Trechos de sabedoria que aprendi a muito custo com a vida, e desejo compartilhar no intuito de ajudar alguém.

Ensinamentos

boy reading book

Hoje conversando com minha esposa na cozinha de casa percebi que existem muitos ensinamentos no dia a dia. Frases que expressam muito bem os ciclos da vida:

A vida é como uma orta, você escolhe o plantio, mas nunca a colheita.

Isto reflete muito sobre nossas escolhas, nossas escolhas ditam o caminho, e você não pode fazer sempre as mesmas coisas, e esperar um resultado diferente. Então temos de tomar muito cuidado com as nossas escolhas.

As pessoas mudam, fique sem falar com uma pessoa por um tempo, 1 ano por exemplo e verá que ela pode ter se tornado alguém completamente diferente.

As pessoas mudam, a vida trata de mudar a todos nós, as experiências que passamos ajudam a nos tornar quem somos. Então nunca podemos pressupor que conhecemos alguém.

A vida é uma rodovia que só podemos andar para frente. Por mais que seja lindo revisitar o passado as vezes na nossa memória, tudo muda, inclusive nós, e não podemos ficar presos ao passado.

Não se pode viver achando que a vida vai ser sempre igual, tudo passa, as coisas boas e ruins, tudo tem um inicio, meio e fim.

Existe um poema que sempre me vêm a mente quando penso no assunto:

Às vezes, não há nenhum aviso. As coisas acontecem em segundos. Tudo muda. Você está vivo. Você está morto. E as coisas continuam. Somos finos como papel. Existimos por acaso entre as percentagens, temporariamente. E esta é a melhor e a pior parte, o fator temporal. E não há nada que se possa fazer sobre isso. Você pode sentar no topo de uma montanha e meditar por décadas e nada vai mudar. Você pode mudar a si mesmo para ser aceitável mas talvez isso também esteja errado. Talvez pensemos demais. Sinta mais, pense menos.

Segundos, milésimos... Mudanças - Charles Bukowski

A vida é um curto passeio, é importante aproveitar a vista.

Esta me mostra que basicamente, a vida passa muito rápido, então devemos parar de pensar em fazer as coisas e de fato começar a fazer, não estou dizendo para saltar de paraquedas todos os dias, mas nos permitir viver mesmo, e aproveitar cada segundo, pois cada segundo é único, então se você tem o costume de almoçar ou jantar com um ente querido, aproveite, não se sabe o quanto tempo isto vai durar.

É importante comemorar cada vitória, independente do tamanho.

Sempre que conseguimos algo, ou algo bom acontece, é importante que você se consiga comemorar, e se sentir feliz e realizado, para as coisas pequenas e grandes, não se pode esperar para comprar um carro ou uma casa para comemorar, comemore quando conseguir fazer algo bom, ajudar alguém ou etc..

As vezes a melhor coisa que podemos fazer por alguém é ouvir sem questionar ou julgar

Quantas e quanta vezes, meus amigos precisavam e desabafar com alguém e eu cumpri este papel, as vezes não precisamos de um conselho, dinheiro, ou qualquer coisa, apenas alguém em que possamos confiar para falar sobre algum assunto particular e ter alguém para desabafar é algo maravilhoso.

O peixe morre pela boca,

Esta frase pode ser muito bem resumida assim: muito cuidado com pessoas que falam das outras para você, pois elas irão falar de você para os outros.

É muito importante observar quando conhecemos alguém, se esta pessoa só fala mal dos outros para você é bem provável que ela fale de você para os outros, e se ela é assim, é bem provável que não vá querer ver seu sucesso. Precisamos tomar cuidado principalmente para não ser esta pessoa. A pessoa que só reclama e não resolve os problemas. Nunca é bom ser esta pessoa.

Na vida, ou você ganha ou adquire conhecimento,

Nem sempre conseguimos o que queremos, e acabamos frustrados, e tudo bem, a vida é assim mesmo, o que não podemos fazer é permitir sermos consumidos pela frustração, no lugar disto, podemos aprender com a falha, e tentar aprender com isto, tirar algo de bom desta experiência.

Toda verdade tem três faces, a que você conta, a que a outra pessoa conta e a verdade mesmo.

Uma vez fui surpreendido com esta frase, quando falava sobre um problema, e entendi, cada pessoa enxerga a mesma situação de um jeito, então no fim, não existe alguém que está 100% correto, existem várias versões e os fatos, no fim, vale mais a pena nos atentar aos fatos e tentar resolver o problema, do que saber quem tem razão.

As vezes precisamos enxergar o problema como alguém de fora, para entender o que está acontecendo.

Já se pegou em uma situação em que, você não encontra uma solução, ai você comenta sobre isso com alguém e a pessoa te da a resolução rapidamente? (isso acontece muito na programação)

Todos passamos por isso, vez ou outra, as vezes, tudo que você precisa para entender um problema e chegar a resolução é a situação como alguém de fora, ai tudo faz sentido, e você percebe que o problema em si não era tão grande e complexo como tinha achado, claro que fazer isto é mais fácil na teoria que na prática.

Evite discussões idiotas,

Uma vez eu ouvi uma história, um rapaz passou e viu dois conhecidos discutindo, após 3 vezes do seguinte diálogo:

Pessoa A: - Não está vendo que a parede é bege?

Pessoa B: - Não, a parede é branca!

A pessoa B concordou que a parede era bege, e as duas continuaram amigas, depois o conhecido perguntou para a pessoa B o porque ele concordou que a parede era bege, se de fato ela era branca, e foi surpreendido com a seguinte resposta:

- Eu sabia que estava certo, mas para mim o mais importante era acabar a briga ali e continuar com a amizade, que ser o dono da razão.

Eu sempre penso nisso, e concluo, tem muitas coisas na vida que não valem a pena discutir, a vida passa tão rápido, porque esquentar a cabeça com discussões sem sentido.

Calado vence

Esta frase é basicamente para nos lembrar de nunca cantar vitória antes do fim, e escolher muito bem para quem podemos contar nossas vitórias, pois nem todo mundo quer nos ver bem.

Você tem 2 ouvidos e 1 boca

É importante saber ouvir, ao ouvir bem você evita desentendimentos, e aprende mais que só falando, até porque, quando você fala, você não está ouvindo.

É importante ser grato por tudo aquilo que já se conseguiu e não apenas pensar naquilo que deseja

Em nossa caminhada pela vida, devemos sempre admirar e ser gratos por tudo aquilo que já conseguimos, ao invés de apenas buscar cegamente aquilo que desejamos, ou nunca estaremos felizes, pois sempre vai parecer faltar algo. É aquele velho dito, o passado não importa, o futuro a Deus pertence, mas o presente é chamado assim porque é uma dádiva, então viva sempre no presente.

Mudar dói, mas o processo de mudança é necessário

E por fim, esta frase que para mim resume a vida, é muito importante sempre observar o quanto a vida muda e o quanto estamos mudando, e estar disposto a encarar estas mudanças, pois tudo na vida é passageiro, e mudar é sair da zona de conforto, confrontar problemas e seus próprios " demônios", e isso as vezes pode doer, machucar, mas olhando em retrospecto, também nos fortalece

Comments