Criando Filtros para o Instagram e ou Facebook

Um pouco da minha experiência criando filtro para o Instagram e Facebook.

Ja se perguntou como é criado um filtro para o instagram e ou facebook?

SPARK AR STUDIO

Então, eu descobri como é desenvolvido são desenvolvidos filtros, e inclusive criei um 2 exemplos muito comuns.

Como é criado?

Primeiro você irá precisar instalar um software para criar os filtros, este software é o Spark AR Studio, ele está disponível para Windows e Mac.

Ao instalar e abrir o software nos deparamos com a necessidade de logar em uma conta do facebook e depois a seguinte interface:

Interface Spark AR Studio

Você escolhe uma um tipo de projeto ou projeto em branco e segue para se deparar com a próxima tela, essa de fato a que você utiliza para construir o filtro:

Interface Spark AR Studio

Minha experiência usando o Spark AR Studio

Sinceramente, a interface parece uma mistura de adobe photoshop com android studio, onde você cria objetos específicos cada um com suas propriedades para manipular a posição, o efeito, e sinceramente, para um iniciante a coisa ferramenta pode assustar, pois são tantas opções e tantos passos para criar algo que um iniciante pode se frustrar facilmente. Ali você consegue criar formas animadas, carregar assets (imagens .png) externos e usar dentro do projeto, mas como antes dito, são muitas opções para se configurar, então é sempre bom ir com calma.

Testes usando seu smartphone

Para facilitar o desenvolvimento, é possível conectar seu próprio dispositivo e testar o funcionamento do seu mais novo filtro ali mesmo. Tudo isso apenas ao realizar o download do app Spark AR Player, usado apenas para esse propósito (muito parecido com o android studio hein)

Spark AR Player

Para isso, basta habilitar o modo desenvolvedor no Android, e no IOS eu não sei os passos. Conectar seu dispositivo via USB clicar em Test on device, e usar no filtro. Isso facilita muito para ver o produto final. Caso essa opção não seja viável para você, sempre é possível usar o emulador do próprio Spark AR Studio.

Publicar no Facebook e ou Instagram

Quando seu projeto estiver pronto, é possível publicar no Instagram e ou Facebook o filtro por ele mesmo, ou exportar e enviar um arquivo *.arexport para entregar a quem for de fato publicar.

Mas caso se interesse em publicar seu projeto, ele passa por umas verificações e caso tudo esteja OK, te redireciona para o SPARK AR Hub, onde é possível de fato fazer a submissão do projeto.

Requisitos para enviar um filtro

Após passar na checagem de requisitos somos direcionados de fato para o SPARK AR Hub, e de fato, publicar o filtro para análise.

publicar filtro

No SPARK AR Hub é possível ver métricas e outros dados dos filtros criados.

Dashboard SPARK AR Hub

Onde buscar conhecimento

É possível buscar conhecimento no próprio facebook, pelo grupo Spark AR community, no próprio site, existem tutoriais, e principalmente na web, no Youtube, ali é possível aprender muito, eu sinceramente adoro adquirir conhecimento por lá, porque é rápido e simples.

Resumo

No fim um dado muito interessante é que, criei 2 filtros, e publiquei os mesmos no Instagram e Facebook, não demorou muito para desenvolver, serem aprovados e publicados, então não é tão complicado assim.

Exemplos desenvolvidos

Filtro Olho Grego

Filtro Chuva de estrelas

Comments